Página Inicial

Artigos

ASSOCIATIVISMO ... POR QUE É TÃO DIFÍCIL PRATICAR?

Publicado em 30 de maio de 2019

 
Com certeza, o maior problema  do associativismo é comportamental, pois mesmo sendo uma organização de empresários,  os objetivos que levam o empresário a aderir ao modelo não são coletivos, e sim individuais. Mesmo não sendo politicamente correto e mesmo as pessoas não admitindo publicamente, é fato que os desejos individuais se sobrepõem aos anseios coletivos.

Vale salientar que não estou falando de direito e sim de desejo. O indivíduo deseja que sua empresa tenha mais sucesso do que as concorrentes; deseja que o seu país tenha mais reservas naturais do que as demais nações; quer que sua família seja mais harmoniosa que as outras; também espera que seu filho seja o mais inteligente da classe do que os outros; ao jogar na loteria, o indivíduo tem o desejo de ganhar o prêmio sozinho…enfim, a humanidade é individualista e o homem faz uso do coletivo quando pretende alcançar um objetivo individual.
Se aceitarmos como verdadeiras as explanações acima, estaremos afirmando que o associativismo empresarial é formado por um grupo de pessoas que se unem para o fortalecimento individual de cada integrante. Contudo, sabemos que isso não é tão simples assim, porque mesmo que todos tenham os mesmos anseios, o entendimento de como alcançá-los é individualizado.

Enquanto alguns acreditam que o Mercado irá comportar-se de uma forma, outros têm a certeza de que se comportará de outra; enquanto um grupo tem a certeza de que a associação deveria investir em treinamento, o outro prefere investir em mídia e um terceiro grupo entende que o importante é estabelecer parcerias com os fornecedores para otimizar o poder de compra; enquanto uns acreditam que a contribuição mensal está muito alta, outros desejam que o investimento seja maior para que os objetivos sejam alcançados com mais rapidez. Esse é o comportamento observado no Associativismo Empresarial, no clube que você frequenta ou no condomínio onde você mora. Ou seja, em todos os acontecimentos, a sensação que se tem é que a minha verdade é a que deve prevalecer, a minha razão é mais factível que a do meu semelhante.

Particularmente, o que precisamos aprender no Associativismo, sobretudo no mundo dos negócios, é que não existe uma verdade única. É possível que todos os participantes tenham razão, mas como não é possível que uma associação atue em tantas frentes como as desejáveis pelos participantes, é fundamental estabelecer prioridades de forma correta, e para isso é essencial ficar atento ao Mercado – que é quem dita as regras, que é o único dono da verdade.

O fato é que este senhor chamado Mercado nunca erra. Observe como era o comportamento do Mercado em tempos passados. Veja quais foram as mudanças que ocorreram na sua área de atuação e faça uma comparação com o momento atual do senhor Mercado. Note que esse tal de senhor Mercado vai se adaptando aos desejos de outros senhores: o Senhor Cliente, o Senhor Governo, os senhores órgãos regulatórios. Pergunte ao senhor Mercado qual será o desejo do cliente daqui a cinco anos, o que os governantes irão exigir das empresas e quais serão as próximas regulamentações do setor para o qual você atua.

Certamente não precisaremos fazer nenhum exercício de futurologia para responder a esses questionamentos, pois basta observarmos que hoje o cliente quer mais do que queria há 5 anos, os governantes exigem mais do que exigiam e a regulamentação é mais rígida do que na década passada. E, como o processo é evolutivo, certamente a cobrança e as exigências continuarão crescendo. Tenha certeza de que esta é a única verdade e as associações deverão estabelecer suas prioridades baseadas com olhos no futuro e que  cada associado compreenda seu papel dentro da associação, participando, sugerindo acima de tudo, pensando coletivamente.
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 sala 61 – VALE AUTO SHOPPING
Bairro Salto do Norte – Blumenau-SC CEP: 89065-000
Nossos Telefones : (47) 3144-4722 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017 - 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros