Artigos
EDUCAÇÃO PARA ONTEM.
Publicado em 19 de junho de 2019
A educação brasileira, em todos os níveis, prepara seus alunos para o ontem, para assassinar o velhinho que já havia morrido de causas naturais noite passada. Queremos – ou parece que queremos – mudar as coisas sem mudar a gente mesmo. A educação brasileira tem conteúdo inútil demais e sentido de menos.
O mercado de trabalho vem sofrendo desse desencontro entre o que ele espera e o preparo das pessoas. O mercado de automóveis não é uma exceção. Pessoas querem vender hoje como vendiam há 20 anos e acham que não há nada de errado nisso.
Nós precisamos urgentemente fechar uma equação: temos uma economia de primeiro mundo (que voltou a melhorar porque a confiança está voltando), uma política que ainda insiste em ser de terceiro mundo (deputados e senadores não entenderam as novas demandas) e uma educação de quinto mundo ( que ainda acredita em estabilidade no emprego, aposentadoria aos 50 anos e que um diploma resolve os problemas das pessoas).
Não existe mais gente formada, estamos todos em formação, quem não estudar para vender mais e diferente, usar as redes sociais, diversificar seus negócios e perceber rapidamente as mudanças que a Inteligência Artificial está propondo, logo estará fora do mercado. Para isso existem livros, as palestras, os cursos, os congressos.
Não entendemos o sucesso dos chineses. Simplesmente não estamos preparados para entender. Nós pensamos que sabemos de tudo e o resto do mundo é burro, alguma coisa está muito errada. O Brasil precisa olhar para mundo que esta na calçada de nossas casas, para um mundo que muda a olhos vistos. Não há esperança para o futuro moldada sobre um mundo que já morreu há tempos.
Muita gente vai descobrir amanhã, tristemente, que são fantasmas de outros tempos. A sorte já está lançada. Para quem não se preparar para as mudanças, boa sorte. Para os que torcem para que as coisas não mudem, adeus!
Por Nailor Marques Jr – professor, escritor, palestrante, especialista em comunicação com o cliente e diretor do IMP-COACH.