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PRIMEIRO ENTENDA, DEPOIS ATENDA

Publicado em 27 de março de 2018

  • Por Cláudio Tomanini - professor  com mais de 30 anos  de atuação em marketing e vendas.
O consumidor está cansado de não ser bem atendido. Em uma cirurgia, se você cometeu um erro,  seu cliente pode não voltar para reclamar. No ramo de automóveis, isso não acontece.  Ele voltará com certeza e é preciso assertividade. Para obtermos isso, não se pode atribuir o fracasso da venda ao destino ou nos vitizarmos. Precisamos estar atentos ao comportamento do mercado, a atuação dos concorrentes, à uma análise de dados gerenciais que recebemos e questionar sempre, pois não são as respostas que mudam o mundo, e sim as perguntas que fazemos.
Sugiro alguns questionamentos como:
  • Meu mercado está vulnerável?
  • Existem outros produtos que podem agregar valor ao meu?
  • Minha base de clientes é conhecida? O que faço com ela?
  • Minha capacidade de trazer mais clientes é eficiente?
  • O quanto estou antenado com esse mercado?
  • Preciso repensar meu negócio?
  • Como superar esses desafios?
     
    Mantenham  viva a paixão pelo que fazem, foquem seus objetivos, persistam sempre, cultivem a confiança e incrementem seus relacionamentos e contatos. Essas devem ser as motivações que levarão vocês a uma nova realidade em termos profissionais.
Fonte: Revista Fenauto
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