Página Inicial

Dicas

Dicas para fazer revisão do veículo e viajar com segurança nas férias

Publicado em 05 de dezembro de 2017

Antes de sair com a família para aquela tão sonhada viagem de verão, é importante fazer a manutenção do carro para não ficar no meio do caminho à espera de socorro.
REVISÃO
Carro precisa de manutenção periódica. Ou seja, se seu possante já não visita a oficina há um bom tempo, é importante programar uma revisão uns dias antes de pegar a estrada com a família. Peça para que sejam conferidos itens básicos como óleo do motor, sistema de freios e as famosas correias (do alternador, a dentada e a do ar-condicionado), que não podem estar ressecadas ou trincadas, pois dessa forma aumenta o risco de arrebentarem na estrada. E como vivemos em um país tropical, com temperaturas elevadas no verão, é de extrema importância a manutenção do sistema de arrefecimento, para evitar o superaquecimento do motor. Se o sistema de refrigeração do seu carro não foi revisado nos últimos dois anos, é melhor pedir para fazer uma limpeza geral com a reposição do líquido de arrefecimento, para que o motor possa trabalhar na temperatura ideal.
SAPATOS
Outro item muito importante que está diretamente relacionado com a segurança dos usuários do carro são os pneus. Eles são os elos entre o veículo e o solo, por isso devem estar em perfeitas condições de uso. Se estiverem com a profundidade dos sulcos inferior a 1,6mm são considerados carecas e devem ser substituídos imediatamente. Em pista molhada, esses pneus são um perigo. Lembre-se sempre de deixar os pneus melhores no eixo traseiro, diminuindo o risco de que um deles estoure e você fique sem o controle do carro. Se o pneu dianteiro estourar, o motorista ainda pode tentar fazer alguma manobra, pois o eixo direcional é o da frente. É importante calibrar os pneus seguindo as recomendações do fabricante, lembrando que a pressão deve ser aumentada pelo fato de o carro levar o peso adicional das bagagens. Procure calibrá-los enquanto estiverem frios e não se esqueça de conferir também as condições do estepe.
EQUILIBRADO
Além dos pneus, a boa dirigibilidade do carro depende do perfeito alinhamento da direção e da checagem das suspensões. Automóvel desalinhado é sinônimo de instabilidade e insegurança, principalmente em curvas.    Esses componentes só devem ser substituídos depois de exame criterioso, já que sua durabilidade depende muito do tipo de uso do carro. Podem estourar com 10 mil quilômetros de uso ou durar cerca de 100 mil quilômetros. Se estiverem com vazamentos ou com buchas estouradas, aí certamente precisam de uma atenção especial. A inspeção dos amortecedores deve ser feita a cada 15 mil quilômetros ou por uma situação especial, como a roda ter sofrido um baque violento ao passar por um buraco.
VISIBILIDADE
Quem dirige não pode abrir mão da boa visibilidade. Para-brisa limpo, com as palhetas em boas condições são fundamentais nesta época de chuvas. O reservatório do líquido do lavador do para-brisa também deve ser abastecido com água e xampu apropriado. Nada de detergente de cozinha, que pode danificar a pintura. O motorista precisa ver e ser visto, por isso é importante checar todas as luzes de lanternas e faróis, que devem ser devidamente regulados e limpos. Com o porta-malas carregado, a frente do carro tende a levantar e se não for feita a regulagem correta, o farol pode prejudicar a visão do motorista que trafega em sentido contrário. Alguns modelos contam com o prático ajuste elétrico dos faróis, mas nos que não têm essa opção, a regulagem pode ser feita no bojo dele.
PESO EXTRA NO FREIO
Partindo do princípio de que as pastilhas, lonas, discos e fluido do sistema de freio foram conferidos na revisão, é bom lembrar  de um detalhe importante. Com o carro carregado e consequentemente mais pesado, é preciso acionar o pedal de freio um pouco antes do que o normal, principalmente se estiver em uma descida com curvas sinuosas. E esqueça aquela velha ideia de colocar o carro em ponto morto, a famosa banguela, acreditando que vai economizar combustível. Além de não ser verdade, tal procedimento sobrecarrega o sistema de freio, já que não conta com o auxílio do freio motor.
 
Fonte: Vrum.com.br
Rua Joinville, 308 sala 301 – Bairro Vila Nova – Blumenau-SC CEP: 89035-200
Nossos Telefones : (47) 3322-2422 / (47) 3322-2828 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros