Página Inicial

Notícias

CARRO USADO: DICAS PARA GARANTIR UMA BOA COMPRA

Categoria: Variedades
Publicado em 27 de março de 2018


Para não comprar um mico disfarçado de bom negócio, confira as dicas valiosas  que devem ser observadas na hora da escolha de um carro seminovo.
 
  1. Quais as principais recomendações?
A primeira decisão é de comprar em uma loja legalmente estabelecida, da sua cidade ou região. No site www.assovesc.com.br você  vai encontrar um leque de boas opções.    Além disso, as revendas já fazem um filtro do que é essencial para entregar o carro ao futuro proprietário, como se foi recuperado de sinistro ou se há bloqueios administrativos. Atualmente as lojas atendem a Lei 13.111 da VENDA TRANSPARENTE, onde deve constar no contrato todos os débitos do veículo e demais informações. O veículo comprado de uma loja conta com uma garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor. O prazo é de 90 dias para reclamar de vícios em geral ,  e não apenas de problemas no motor e no câmbio. No caso de um vendedor particular, há a proteção do código civil, mas o trâmite é um pouco mais complicado, exigindo a contratação de um advogado e a abertura de um processo.
  1. No momento da compra, o que deve ser checado visualmente no carro?
No momento da compra deve-se verificar todos os itens de segurança, como a existência de chave de rodas, triângulo, condições dos pneus e  estepe. Deve também verificar o nível de óleo e sua periodicidade de troca e solicitar até o histórico de manutenção do veículo, para que o futuro dono dê continuidade na conservação.
  1. E o que deve ser checado em termos de mecânica?
Uma dica básica é ligar o carro em marcha lenta e verificar os níveis de ruído na cabine e de vibração do volante e da alavanca de câmbio – no caso de um modelo manual.  Dê uma volta no quarteirão para checar também se há folga no pedal de freio e como o veículo se comporta quando passa em um buraco. Os especialistas recomendam, quando possível,  levar um mecânico de confiança no momento da compra.
  1.  Existe algum macete para descobrir se o carro foi batido?
Se o carro foi bem consertado é difícil perceber. Mas o que os profissionais recomendam verificar é o alinhamento de portas, capôs e porta-malas, se há irregularidade nos tons da pintura e olhar minuciosamente os parafusos, em especial das portas e tampas. Esses parafusos, quando vêm de fábrica, são geralmente pintados na cor da carroceria. Quando eles são de outros tons, é porque já houve algum conserto.
 
  1. Há alguma forma de verificar se há pendências jurídicas?
A forma mais usual são as consultas aos portais do Detran, da Secretaria da Fazenda e da prefeitura da cidade. Nesses endereços é possível consultar débitos do veículo por meio de CPF e/ou CNPJ. Normalmente as revendas  já possuem fontes de consultas.
 
  1. Documentação.
     
    Exija sempre um contrato de compra e venda, identificando a loja onde você adquiriu o veículo, e onde rezam todas as informações da negociação, como entrada,  veículo dado na troca,   forma de pagamento, etc.
     
  2. Ofertas milagrosas.
     
    Cuidado com anúncios e ofertas milagrosas.  Não existe mágica. Desconfie de propostas muito abaixo da tabela. Não tenha pressa  em fechar o negócio. Certifique-se  de todos os detalhes para não transformar seu sonho em pesadelo.
     
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 sala 61 – VALE AUTO SHOPPING
Bairro Salto do Norte – Blumenau-SC CEP: 89065-000
Nossos Telefones : (47) 3322-2422 / (47) 3322-2828 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017 - 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros