Página Inicial

Notícias

IMPOSTO: VOCÊ SONEGA?

Categoria: Variedades
Publicado em 26 de maio de 2021

Se você é um empresário  sabe que a carga tributária no Brasil é uma das mais altas do mundo. Apesar da alta taxa, sonegar impostos não é uma boa opção. Poucas pessoas sabem quais são as reais consequências de não declarar corretamente os encargos.

A checagem do sistema de tributação nacional é feita por meio de cruzamento de dados, o governo verifica os dados referentes aos pagantes e aos fornecedores, assim é bastante fácil identificar se o contribuinte está ou não tentando enganar o fisco, sem contar que a cada dia o cerco está se fechando e as informações estão sendo cruzadas com mais agilidade e inteligência.

Consequencias:

As consequências podem prejudicar profundamente um negócio, criminalizar pessoas ligadas a ele e até mesmo inviabilizar a continuidade da empresa.
Ao ser flagrada pela fiscalização, uma empresa pode ter de pagar multas sobre o que é devido acrescidas de juros. Essa punição pode afetar profundamente o fluxo de caixa e as reservas de investimento. Nos casos mais extremos, pode até inviabilizar o negócio, afetando de forma tão profunda suas finanças a ponto de impedir sua continuidade.
Para os responsáveis pela empresa, há o risco de serem responsabilizados pela fraude, assim como diretores e outros funcionários. A punição que vão receber depende das características de cada caso e da interpretação do Ministério Público. Em alguns casos, é possível que a Justiça determine que algum sócio ou funcionário arque com todas as despesas, podendo ter os bens penhorados.

Por isso, a melhor forma de evitar surpresas e de cumprir a lei com segurança, é investir na assessoria de um bom contador, altamente capacitado e que esteja sempre atualizado sobre a legislação. Neste caso, as vezes o barato sai caro! Outra coisa fundamental, é que você   tenha controle do seu negócio e conheça ao menos o mais básico das leias tributárias que dizem respeito ao segmento de atuação da sua empresa.
Além disso, um planejamento tributário anual funciona como uma excelente ferramenta para prevenir imprevistos e gerar uma boa economia ao longo do ano.
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 sala 61 – VALE AUTO SHOPPING
Bairro Salto do Norte – Blumenau-SC CEP: 89065-000
Nossos Telefones : (47) 3144-4722 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017 - 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros