Página Inicial

Notícias

INDUSTRIA CRECE EM ABRIL MAS TENDÊNCIA É A QUEDA.

Categoria: Economia
Publicado em 07 de junho de 2018

Após um primeiro trimestre decepcionante, a indústria ensaiou ganhar fôlego em abril. A alta de 0,8% na produção em relação a março foi o melhor desempenho para o período desde 2013, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A avaliação de especialistas, porém, é que o movimento de retomada deve se reverter em maio por causa da greve de caminhoneiros.
“Abril veio com um sinal de melhora, mas os acontecimentos de maio, com a greve dos caminhoneiros, abortam esta tendência”, avaliou o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale.
“Maio vai representar um choque suficientemente grande para interromper esse processo. O resultado de abril é frustrante não por causa do mês em si, que foi muito bom, mas porque isso cria a impressão que, se não houvesse o choque de maio, teríamos evolução favorável nos meses seguintes”, reforçou o economista Rodrigo Abreu, da Caixa Asset Management.
O IBGE reconhece que a paralisação dos caminhoneiros, que durou 11 dias, terá algum reflexo negativo sobre os dados da indústria brasileira referentes ao mês de maio, mas ainda não é
possível precisar o tamanho do prejuízo.
“Pode ter faltado matéria-prima para a produção final, pode ter faltado alimentação de funcionários. Pegou (o período de greve) um terço do mês. Traz algum tipo de influência negativa para o resultado, é evidente, mas para saber o tipo de influência teremos de aguardar os resultados”, declarou André Macedo, gerente na Coordenação de Indústria do IBGE.
Macedo pondera, entretanto, que a greve é um movimento pontual, o que teoricamente só atrapalharia a produção do mês em que ocorreu. “Se você tem uma indústria caminhando num ritmo normal, teoricamente ela voltaria à normalidade no próximo mês. Mas a gente tem de aguardar”, disse o pesquisador.
Na comparação com abril de 2017, a indústria avançou 8,9%, o maior resultado desde abril de 2013. Houve expansão em 24 dos 26 ramos pesquisados. 
O ESTADO DE S. PAULO - ECONOMIA & NEGÓCIOS - São Paulo - SP - 06/06/2018 - Pág. B4
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 sala 61 – VALE AUTO SHOPPING
Bairro Salto do Norte – Blumenau-SC CEP: 89065-000
Nossos Telefones : (47) 3144-4722 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017 - 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros