Página Inicial

Notícias

Mercado automotivo dá bons sinais de recuperação, mas momento exige cautela

Categoria: Economia
Publicado em 15 de setembro de 2020

Ao mesmo tempo em que a pandemia trouxe uma série de incertezas fez com que o mercado automotivo ficasse muito mais atento a todos os sinais vindos da ponta da cadeia, ou seja, do consumidor. Agora é imperativo observar com bastante atenção o comportamento das diversas modalidades de vendas minuto a minuto para projetar o dia seguinte, ao contrário do que acontecia antes: com resultados apontando crescimento constante na pré-pandemia era possível enxergar, e planejar, vendas meses à frente.
 
Os financiamentos e a venda de usados são dois termômetros importantes neste momento e os seus resultados sugerem que as coisas começam a voltar aos eixos numa velocidade um tanto maior do que supunham algumas projeções do setor. Em agosto a venda de usados cresceu 10,6% sobre julho e o recuo na comparação com igual mês do ano passado foi de 3,2% segundo a Fenauto. A entidade confirma que na primeira semana de setembro verificou a manutenção do ritmo crescente das vendas que na primeira semana de setembro verificou a manutenção do ritmo crescente das vendas. Já os financiamentos totais em agosto, considerando aí os negócios feitos com carros novos e usados, cresceram 3,7% ante julho. E a queda na comparação com agosto de 2019 foi de 5,5%.
 
Esses resultados, ainda inferiores ao desempenho do ano passado, mas com queda porcentual de apenas um dígito, insinuam que a recuperação está acontecendo mais rápido do que o esperado pelos executivos no primeiro trimestre de 2020, os piores meses da pandemia para a indústria até agora. Alguns presidentes de montadoras disseram a AutoData que o pessimismo era maior no primeiro trimestre. Além disso, naquele momento, qualquer tentativa de projetar o desempenho do mercado no segundo semestre que fosse mais otimista à da Anfavea, queda de 40% das vendas em 2020, soaria como pura especulação.
 
Mas os últimos dois meses demonstraram que a economia, ao menos a faixa de consumidores aptos a comprar um bem de consumo de alto valor agregado como um veículo, tem melhorado. Porém o momento requer atenção e cautela. É bom ficar de olho em eventual redução dos financiamentos automotivos nos próximos meses. Esse pode ser o sinal da segunda onda.
 
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 sala 61 – VALE AUTO SHOPPING
Bairro Salto do Norte – Blumenau-SC CEP: 89065-000
Nossos Telefones : (47) 3144-4722 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017 - 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros