Página Inicial

Notícias

O preço do seu seguro será definido pela forma como você dirige.

Categoria: Variedades
Publicado em 19 de outubro de 2017

Startups de seguros lançam aplicativos que monitoram o motorista e recompensam os mais cuidadosos com descontos na apólice e prêmios.
Esqueça aqueles parâmetros de desconto no seguro com base no perfil do motorista, como sexo, estado civil, tipo do uso do veículo ou pernoite em garagem. Em breve, o preço da apólice será definido pela forma como você dirige seu carro.
A Thinkseg é a primeira empresa a vender seguro no Brasil sem trabalhar com perfil de motorista. Simulamos o preço do seguro para um homem de 24 anos, dono de um VW UP! 2015, e o valor da apólice da Thinkseg foi de R$ 1.584, enquanto o valor do seguro tradicional foi de R$ 3.279. Um diferença de 207%. Ou seja, pouco mais que o dobro. O seguro é mais barato que o de uma seguradora tradicional por ter custo administrativo baixo e por analisar o comportamento do motorista na direção – neste caso, ela dá desconto de até 40% na renovação, após um ano monitorando o condutor.
Para contratar o seguro da empresa, que trabalha em parceria com sete seguradoras (entre elas, Bradesco Seguros e Sancor), o cliente fornece só três informações: e-mail, placa do carro e CEP. Com esses dados, o algoritmo “varre” a internet (são mais de 30 fontes de informação) atrás de todos os dados necessários (para evitar fraude e o trabalho), oferecendo assim a apólice mais adequada. Já a Youse, do segmento de vendas online da Caixa Seguradora, opera com os perfis tradicionais. Mas também vai premiar os bons motoristas. O recém-lançado Youse Trips, aplicativo que recompensa boas práticas ao volante, dando como prêmio produtos para o carro, a casa ou uso pessoal, como um Kindle.
No médio prazo, serão dados descontos na renovação do seguro. Outra vantagem das duas plataformas digitais é o sistema de mensalidade: o usuário pode parar de pagar quando quiser. Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados) as inovações são bem-vindas, mas precisam estar alinhadas às diretrizes do setor de seguros que é um mercado regulado. A Susep tem atuado e discutido muito esse tema com o mercado de forma geral e criou uma Comissão Especial de Inovação e Insurtech”.
Como Funciona
Os aplicativos que monitoram o comportamento ao volante utilizam o celular, que precisa estar sempre com o motorista. Com os recursos do próprio smartphone, o app verifica se o usuário acelera forte, se as frenagens são bruscas, se faz curvas fechadas ou se fala ao celular enquanto dirige. Os dois estão disponíveis para todos .Cada percurso feito com o carro recebe uma pontuação, que vai se acumulando. Ao final do mês, o usuário recebe uma classificação, de 0 a 5 estrelas. Quanto mais estrelas, mais desconto terá na renovação do seguro, no segundo ano de apólice – numa redução que pode chegar a 40%.
Fonte: Quatro Rodas
Rua Joinville, 308 sala 301 – Bairro Vila Nova – Blumenau-SC CEP: 89035-200
Nossos Telefones : (47) 3322-2422 / (47) 3322-2828 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros