Página Inicial

Notícias

DICAS PARA EVITRAR GOLPES

Categoria: Variedades
Publicado em 14 de abril de 2022

Quem quer comprar carros seminovos não deve desanimar diante dos golpes que circulam na praça. Com o devido cuidado e bastante paciência, é possível fazer bons negócios e sair por aí dirigindo um automóvel de acordo com suas necessidades. Mas para isso é preciso estar muito atento, não ter pressa e observar algumas dicas importantes.

1. Confira se o carro é real: 

Será que esse carro que você quer comprar é real mesmo? Qualquer pessoa pode tirar a foto de um carro na rua e postar na internet, não é mesmo? É assim que nascem golpes de carros inventados, clonados ou fantasmas.  Para ajudar a ajudar a convencer as vítimas, os golpistas colocam preços muito baratos nos carros.

2. Verifique toda a documentação do automóvel:
Existem muitos golpes que podem ser evitados se a gente verificar a documentação do carro antes de fechar negócio.
Por exemplo, um golpe muito comum é quando a pessoa aluga um carro e oferece para vendê-lo para a vítima por um preço bem barato. Ou então o golpista compra o carro financiado e não pretende pagar as parcelas, vendendo o bem para outra pessoa sem passar o carro para o nome da vítima.

3. Consulte as restrições jurídicas do carro:
Um golpe na venda de carros que é muito comum é tentar se livrar de um automóvel que conta com restrições jurídicas. Por exemplo, o golpista tem um compromisso e não paga. Então, ele é processado e, na justiça, tem o carro penhorado. Para não perder o bem, ele vende para alguém por um preço abaixo do que ele vale e depois some com o dinheiro. Para evitar essa situação, é importante consultar as restrições jurídicas do carro e ver se ele tem o bloqueio Renajud.

4. Desconfie de ofertas muito agressivas:
Um cuidado geral para evitar cair em um golpe na venda de carros é desconfiar de ofertas que são muito agressivas. Elas podem ter várias formas diferentes. Por exemplo: preço muito abaixo da tabela FIPE; condições muito extremas (“tem que fechar hoje ou não dá para vender o carro”, por exemplo); insistência desesperada do vendedor. Em situações assim, a chance de ser um golpe é muito alta. Isso porque o golpista não quer dar espaço para que você pense e perceba o golpe.

5. Não faça pagamentos antecipados:
Um golpe de venda de carros muito comum é a exigência de um pagamento antecipado para fechar negócio. O golpista pede um sinal para a vítima ou diz que tem outro interessado e precisa de um depósito para “segurar” o carro. Nesses casos, o golpista emite boletos falsos para enganar a vítima, que pensa estar pagando para o banco, mas na verdade está dando dinheiro para o enganador. Por isso, nunca faça um pagamento antes de assinar o contrato de compra e venda do carro.

6. Peça pela vistoria cautelar do carro:

Caso você pretenda comprar um carro usado ou seminovo de uma concessionária, peça sempre pela vistoria cautelar do automóvel ou pelo laudo de procedência. A vistoria cautelar é um processo que analisa a estrutura do carro, além de vistoriar todos os seus documentos e histórico. Basicamente, esse processo pega quase todos os golpes com documentação que citamos nesse artigo.

7. Verifique os documentos do vendedor e da concessionária:
Se tudo estiver certo com o carro, faça uma análise rápida dos documentos do vendedor e da concessionária. Isso ajuda a evitar cair no golpe da concessionária falsa. Esse golpe é o seguinte: o golpista finge pertencer a uma determinada concessionária, que só existe no papel ou em um site falso na internet. Em seguida, ele negocia a venda com a vítima e depois some com o dinheiro, sem entregar o carro. Pesquise o CNPJ da concessionária, analise depoimentos na internet e pesquisar para ver se aquela empresa existe mesmo e é confiável.

Além disso, com as nossas dicas, você conseguirá evitar os principais golpes do mercado e proteger seus amigos. Pois é: às vezes, você não vai vender ou comprar um carro em breve, mas um conhecido sim.

Consulte nosso site e conheça as lojas associadas! 

 
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 sala 61 – VALE AUTO SHOPPING
Bairro Salto do Norte – Blumenau-SC CEP: 89065-000
Nossos Telefones : (47) 3144-4722 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017 - 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros