Página Inicial

Notícias

Espera por carros novos chega a 150 dias.

Categoria: Economia
Publicado em 14 de abril de 2021

A falta de estoque nas concessionárias e fábricas é generalizada, e afeta tanto carros zero quanto seminovos e usados.
Nos últimos meses 13 montadoras anunciaram a suspensão parcial ou total da produção no país por conta de um imbróglio logístico global: a falta de semicondutores no mercado, fabricados principalmente na Ásia. O segmento, assim como diversos outros, inclusive o das próprias fabricantes de carros, foi afetado pelas restrições que têm o intuito de controlar a pandemia.

Ou seja, mesmo que o consumidor tenha condições de comprar agora um veículo novo pode não conseguir: a fila de espera para modelos mais desejados varia entre 90 a 150 dias.
Por outro lado, financiamentos mais baratos e uma maior segurança do transporte privado atraiu consumidores e provocou uma demanda inesperada. Antes, as taxas de financiamentos giravam em torno de 1% ao mês. Hoje, é possível encontrar no mercado bancos que cobram até 0,70% ao mês pelo crédito.

O resultado não poderia ser mais explosivo: preços até 20% mais altos (considerando uma esperada depreciação, que não aconteceu nos últimos 12 meses e, ao invés disso, houve alta de até 5% no valor) e falta de carros zero quilômetro. Segundo a Fenauto, em março foram comercializadas 1.237.030 unidades, contra 1.188.275 no mês anterior. As vendas no acumulado de 2021 já são 14,1% maiores do que o mesmo período de 2020.

Quais modelos são mais afetados?

As poucas peças que são adquiridas pelas montadoras são destinadas a modelos mais rentáveis, que podem ou não ser fabricados no país. Portanto, não há um padrão: alguns modelos, tanto de entrada quanto mais sofisticados, podem estar mais em falta que outros.

Mas é um fato que o estoque baixo é generalizado no mercado, e atinge também os seminovos e usados, em um efeito dominó. Esse cenário provoca aberrações em alguns casos, como seminovos com valores mais altos do que o de veículos novos.
Segundo a Fenabrave, do total de modelos zero quilômetro à venda no país, apenas 30% têm estoque disponível para pronta-entrega e  deve demorar até três meses para o mercado normalizar.
    
Fonte: Fenabrave
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 1001 sala 61 – VALE AUTO SHOPPING
Bairro Salto do Norte – Blumenau-SC CEP: 89065-000
Nossos Telefones : (47) 3144-4722 / (47) 99935-0606
Facebook Youtube
Copyright © 2017 - 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Curto Carros